O texto Clássico Charaka Samhita (tratado de clínica médica) divide a terapêutica em três dimensões (trividha chikitsa):
1- Terapia física ou racional (yukti vyapasraya): evitar a causa do adoecimento e utilizar a terapêutica adequada para equilibrar os doshas no corpo físico.
2- Terapia mental (sattvavajaya): psicoterapia ayurvédica com aconselhamento. O objetivo da terapia mental é aumentar Sattva (autoconhecimento e espiritualidade) na mente do paciente.
3- Terapia espiritual (daiva vyapasraya): atua a nível sutil, utiliza as seguintes ferramentas:
preces, terapia com gemas (utilizadas junto com astrologia hindu), peregrinações a lugares sagrados, jejum, niyama ( são as 5 disciplinas: pureza, contentamento, austeridades, auto-observação e devoção a Deus), mantras e rituais. (1)
O Ayurveda tem dois objetivos distintos:
1- Preservação da saúde nas pessoas saudáveis
2- Tratamento e cura das doenças dos pacientes.
Importante enfatizar que antes do tratamento deve-se fazer a leitura do desequilíbrio do paciente (diagnóstico). Para atingir estes objetivos, colocados acima, o tratamento pode ser dividido em duas dimensões:
1- Terapia de promoção da saúde que é chamada de urjaskara chikitsa: em sânscrito urjas significa vigor e força, já kara quer dizer suprir e chikitsa é traduzido como terapêutica.
Ujaskara é a terapia que promove saúde, força e vitalidade nos indivíduos saudáveis. Esta terapêutica atenua os efeitos deletérios do envelhecimento, melhora saúde e promove potência sexual. Apesar de ser prescrita, principalmente, para preservação e promoção da saúde em pessoas saudáveis, também pode ser utilizada por pacientes para gerar vitalidade tecidual e acelerar a melhora no processo de cura do adoecimento. Esta
terapia utiliza, principalmente, três abordagens do Ayurveda tradicional:
A- Rasayana: terapia do rejuvenescimento com a promoção da saúde física e mental
B- Vajikarana: terapia da virilidade com promoção da vitalidade e da sexualidade
C- Dinacharya e rtucharya: rotina diária e sazonal com recomendações para um estilo
de vida saudável com a preservação e promoção da saúde física e mental
2- Tratamento e cura das doenças é denominado em sânscrito de roga-nut chikitsa. Roga quer dizer doença, nut significa curar e chikitsa traduz-se como terapêutica. O Ayurveda é uma racionalidade médica complexa e completa, apresenta várias ferramentas terapêuticas para o tratamento dos desequilíbrios e enfermidades. Abaixo citamos as mais importantes:
A- Snehana (oleação): os óleos são utilizados internamente e externamente.
B- Udwartana: aplicação de pó de plantas medicinais
C- Swedana (sudação): várias formas de promover sudorese no corpo são utilizados após a oleação. A oleação com sudação ajudam a retirar toxinas do corpo.
D- Agni dipana: promove a função digestória (agni).
E- Ama pachana: atua na eliminação de toxinas (ama).
F- Ahara (dieta): a alimentação ayurvédica é selecionada de acordo com a capacidade digestória (agni) e o desequilíbrio dos doshas.
G- Kshut nigraha: limitação da ingesta de comida e até jejum.
H- Vyayama; exercícios que podem incluir a pratica regular de Yoga.
I- Dravya Guna: farmacologia ayurvédica, com utilização de medicamentos de origem animal (ex. ghee), mineral (ex. mercúrio) e vegetal (ex. gengibre).
J- Panchakarma: pancha significa cinco e karma quer dizer ações, são as cinco ações depuradora dos doshas, também são chamadas de terapias biopurificadoras. Na Índia, estes procedimentos são realizados pelos médicos indianos, em hospitais ayurvédicos, com pacientes internados por várias semanas. Apresentam indicações,
contra-indicações e efeitos adversos importantes que podem levar até ao óbito do paciente. São eles:
I – Vamana: vômito terapêutico
II – Virechana: purgação terapêutica
III- Basti: enema terapêutico
IV – Nasya: terapia nasal
V – Rakta moksha: sangrias (2)
Nós podemos observar, com este artigo introdutório, como é complexa a terapêutica na medicina indiana. O tratamento, sempre individualizado, deve ser realizado por um profissional que tenha experiência clínica e empatia pelo sofrimento do paciente.
O Ayurveda, como qualquer sistema médico, tem limites na sua abordagem terapêutica e propagandas com viés de panaceia devem ser evitadas. Todas as pessoas que buscam saúde, equilíbrio e autoconhecimento irão se beneficiar ao associar o Ayurveda a uma prática regular de Yoga e meditação.
Prof. dr. Aderson Moreira da Rocha, médico de família, reumatologista, especialista em acupuntura pela Associação Médica Brasileira e especialista em Ayurveda pelo AVP (Índia). Pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia, diretor científico da Associação Brasileira de Ayurveda, mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ.
Referências:
1- Giri e Rajneesh, Synopsis on Charaka Samhita, p. 3 e Lad, Textbook of Ayurveda,
General Principles of Management and Treatment, p. 28. 2005.
2- Mandip, Ayurveda, Principles and Panchakarma Practice, p. 5 e 6. 2012. e Lad, Textbook of Ayurveda, General Principles of Management and Treatment, p. 20 a 24. 2012.
Fonte: